quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Palestra da Lectra

Falando um pouco sobre a palestra:
A Lectra é uma empresa Francesa que vende soluções. Com uma cartela de clientes recheada de marcas de peso, dentro e fora do país, a multinacional é uma empresa enxuta que tem escopo global com ação nacional. Também, trabalha no ramo automotivo, moveleiro e afins, mas vamos focar na atuação dela no ramo da moda, ok? 
Dentro do campo da moda, a empresa traz soluções desde o formato de um software até a mesa de corte, fazendo do processo mais rápido e eficiente. O que me chamou atenção aqui foi que toda a plataforma da Lectra é interligado, isto é, existe uma conexão entre os departamentos, por meio desse mesmo software. Não é a toa que seu sistema pode ser descrito com três palavras: criar, conectar e controlar.
A redução de custos é um dos focos, pois para eles o tempo é a nova moeda e descartar partes que não tenham valor dentro do processo é o outro foco.
Outra fator que me chamou bastante atenção é a necessidade da parte deles que o estilista crie mais e desenhe menos. Para quem não sabe sobre confecção, muitas das vezes o estilista é "obrigado" a desenhar um número de peças chave por dia, tornando muitas da vezes o processo de criação
 cansativo e chato. A ideia da Lectra é que dentro de seu sistema, o que foi desenhado fique arquivado, possibilitando o estilista usar aquele mesmo molde para outras peças futuramente.
 E você pensa que a tecnologia acaba por aí? Nãnã-ni-nã-não, haha. Nas empresas de hoje, depois de desenvolvida a peça costuma ir para a máquina, para ser feita a piloto. E assim só depois desce para a produção. Com o software da Lectra, a peça desenhada é provada em uma boneca 3d, o que te possibilita ver todos os detalhes de onde o tecido está sobrando, ou faltando. 
Então, com esse corpo de prova virtual, diminuem as possibilidades da piloto pronta sair errada, e diminui consequentemente o tempo e o custo da primeira peça. 
Logo após as palestrantes, o dono da Handara subiu ao palco para falar brevemente sobre os benefícios que a Lectra trouxe para sua empresa. Ele mostrou a máquina de corte da empresa, e aí uma surpresa que chocou a todos: a máquina tem a capacidade de cortar até 500 peças em 20 minutos.
Auditório Fiec antes de começar a palestra

Sorteio de 10 Anuários da moda do Ceará

 A palestrante acima deu uma breve explicação sobre o mercado de produção de moda. Ela se chama Daniela Ambrogi. Além dela, teve a portuguesa Cristina Gonçalves palestrando sobre o software da Lectra.





Você também encontra esse post no blog http://lupsdebolinhas.com



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O aluno Bruno Oliver no Concurso Ceará Moda Contemporânea


Ousando na modelagem e nos conceitos, o aluno Bruno Oliver mostrou sua coleção com o tema "Os Filhos da Revolução" no Concurso Ceará Moda Contemporânea.
Bruno buscou inspirações no momento histórico atual do Brasil, onde as regras impostas por uma sociedade, juntas de um acúmulo de injustiças dos governos, fez com que a revolução explodisse.
Nervuras, arabescos e fotos no tecido demonstraram estruturas e destaques nos quais o estilista contou com a ajuda de outros alunos como Adelaide Brasil, João Martins, Agenor e Isabelle Pertenelli, além da ajuda da modelista Cleide Girão e da maquiadora Ricele Andrade.
O resultado foi impecável, e Bruno ganhou o prêmio de excelência e pontualidade.





Release:

OS FILHOS DA REVOLUÇÃO

"Faça, seja, use e obedeça.
Onde fica a minha cabeça?
Mas, depois de tanta firmeza...
Quem guarda o juízo no bolso
Quem põe o medo na sola do pé
Quem samba pra sociedade e pergunta
E aí, qual é?
Certamente sabe a certeza do que quer. 
(Isabelle Pertenelli)             



Entre linhas, curvas e sólidos, dar transparência à seriedade do que se sente. Da dureza dos pensamentos contidos na sociedade que se apresenta, no rigor dos limites da força e da mente. No desfile da vida a ditadura dos retos e dos formais que mesclam-se com o desejo interior da liberdade pura em seu real sabor.
Através do conceito, traz modelagens com texturas firmes, palas com sobreposições em linha reta, curvas com ancas e camadas com cores que vão das quentes as frias, que se inspiram no cubismo em traços limpos trazendo o traço da arte barroa em seus formosos arabescos. Do liso, do puro, da presença e da ausência total de cor. Sem perder o ético e o estético, mas, que produz o novo sem ferir o gosto. Dois caminhos que sempre andam juntos na ideia e no mais profundo teor criativo, pelo senso simples e complexo de onde brota somente a liberdade ao sentir-se completo."



As peças também foram desfiladas na sede da UVA em Pacatuba. As fotos logo estarão aqui no site do curso!

Parabéns ao Bruno, por sua criatividade e força de vontade! Parabéns também à todos que ajudaram com o trabalho, ficou impecável!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Seminário Collaborative fashion, credencie-se!

Como foi dito em sala, o professor André Castro não dará aula no dia 24 de setembro, com visão de levar os alunos para a palestra acima, que se encaixa no tema de sua cadeira de Tecnologia da confecção .
É necessário o credenciamento no e-mail do banner. As vagas são limitadíssimas.

Compartilhe aqui: