Falando um pouco sobre a palestra:
A Lectra é uma empresa Francesa que vende soluções. Com uma cartela de clientes recheada de marcas de peso, dentro e fora do país, a multinacional é uma empresa enxuta que tem escopo global com ação nacional. Também, trabalha no ramo automotivo, moveleiro e afins, mas vamos focar na atuação dela no ramo da moda, ok?
Dentro do campo da moda, a empresa traz soluções desde o formato de um software até a mesa de corte, fazendo do processo mais rápido e eficiente. O que me chamou atenção aqui foi que toda a plataforma da Lectra é interligado, isto é, existe uma conexão entre os departamentos, por meio desse mesmo software. Não é a toa que seu sistema pode ser descrito com três palavras: criar, conectar e controlar.
A redução de custos é um dos focos, pois para eles o tempo é a nova moeda e descartar partes que não tenham valor dentro do processo é o outro foco.
Outra fator que me chamou bastante atenção é a necessidade da parte deles que o estilista crie mais e desenhe menos. Para quem não sabe sobre confecção, muitas das vezes o estilista é "obrigado" a desenhar um número de peças chave por dia, tornando muitas da vezes o processo de criação
cansativo e chato. A ideia da Lectra é que dentro de seu sistema, o que foi desenhado fique arquivado, possibilitando o estilista usar aquele mesmo molde para outras peças futuramente.
E você pensa que a tecnologia acaba por aí? Nãnã-ni-nã-não, haha. Nas empresas de hoje, depois de desenvolvida a peça costuma ir para a máquina, para ser feita a piloto. E assim só depois desce para a produção. Com o software da Lectra, a peça desenhada é provada em uma boneca 3d, o que te possibilita ver todos os detalhes de onde o tecido está sobrando, ou faltando.
Então, com esse corpo de prova virtual, diminuem as possibilidades da piloto pronta sair errada, e diminui consequentemente o tempo e o custo da primeira peça.
Logo após as palestrantes, o dono da Handara subiu ao palco para falar brevemente sobre os benefícios que a Lectra trouxe para sua empresa. Ele mostrou a máquina de corte da empresa, e aí uma surpresa que chocou a todos: a máquina tem a capacidade de cortar até 500 peças em 20 minutos.

Auditório Fiec antes de começar a palestra
Sorteio de 10 Anuários da moda do Ceará
A palestrante acima deu uma breve explicação sobre o mercado de produção de moda. Ela se chama Daniela Ambrogi. Além dela, teve a portuguesa Cristina Gonçalves palestrando sobre o software da Lectra.
Você também encontra esse post no blog http://lupsdebolinhas.com















